terça-feira, 21 de agosto de 2012

Abaporu, de Tarsila do Amaral


Abaporu, 1928 - Tarsila do Amaral

Abaporu é uma pintura, óleo sobre tela, com oitenta e cinco centímetros de altura por setenta  e três centímetros de largura. Está localizada no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA), na Argentina. É datada de 1928 e considerada símbolo do Movimento Modernista Brasileiro. Tarsila do Amaral, retratava a brasilidade moderna e colorida. Abaporu  é sua obra mais representativa e uma das brasileiras mais valiosas no mercado de arte internacional. Alguns críticos sugerem que Abaporu, seria uma reescritura de O Pensador, de Auguste Rodin. O quadro apresenta Uma figura solitária, monstruosa, pés imensos, sentada numa planície verde, o braço dobrado num joelho, a mão sustentando a peso-pena da cabecinha-minúscula. Em frente, um cactus explodindo em uma enorme flor. Ao fundo, o céu azul, e o sol, um círculo amarelo, entre a figura e o cactus, de cor esverdeada. Essas cores, parecem remeter, intencionalmente, as cores da bandeira brasileira.  Tarsila valorizou o trabalho braçal ( corpo grande ) e desvalorizou o trabalho mental (cabeça pequena) na obra,pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto naquela época.   Essa representação, sugere o homem plantado na terra. É a figura de pés grandes, plantados no chão brasileiro, sugerindo a idéia da terra,  do homem nativo, selvagem, antropófago, como o próprio nome Abaporu indica, em sua tradução, do tupi-guarani, homem que come carne  humana.


48 comentários:

  1. http://www.ynternix.com/abaporu-de-tarsila-do-amaral/#comment-149

    ResponderExcluir
  2. por que a abaporu pode ser considerada uma obra de arte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. como e bonito essa obra de arte

      Excluir
    3. Na minha humilde opinião não pode. parece um desenho de criança

      Excluir
  3. J vc nao conta para nimquem que eu gosto dde eduarda e clarinha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a explicação,muito boa,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Afinal, a figura amarela é sol ou flor?

    ResponderExcluir
  8. Alguém tem uma sugestão de uma música que possa ser associada com esta obra?

    ResponderExcluir
  9. A música "Bola do Jogo" do Mundo Livre S.A.

    ResponderExcluir
  10. #comoebonitoessaobradeartes
    estou fazendo isso na escola

    ResponderExcluir
  11. EU ACHEI MUITO BONITA ESSA OBRA DE ARTE DELES EU TAMBÉM ESTOU FAZENDO ISTO NA ESCOLA TAMBÉM COM A MELHOR PROFESSORA DE ARTES ISLAINE

    ResponderExcluir
  12. Otimas observações, eu realmente refleti nessa flor-sol kkk's.
    Agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos falam que é uma flor girassol mas ainda acredito que seja o sol do sertão rs

      Excluir
  13. Por favor preciso fazer um trabalho escolar e gostaria que me indicasse uma obra de um pintor famoso como CORES QUENTES e outra com CORES FRIAS?? Alguém pode me indicar por favor!
    Grata

    ResponderExcluir
  14. Eu desenhei essa obra quando pequena e minha professora relatava que eu estava tirando a alma do desenho por fazer a boca e o nariz do Abaporu(homem que come gente),obra da minha infância.

    ResponderExcluir
  15. Linda essa tela, as explicação são ótimas, mas alguem pode me ajudar a encontrar uma música que eu possa relacionar com essa obra de tarsila para a pré escola

    ResponderExcluir
  16. Trata-se de uma flor (do cacto), não de um sol...

    ResponderExcluir
  17. vai toma no cu nao acha a porra do materias que foi usado vtnc

    ResponderExcluir
  18. vai toma no cu nao acha a porra do materias que foi usado vtnc

    ResponderExcluir
  19. Estou fazendo essa obra prima modificada para mim ela ficou linda

    ResponderExcluir
  20. Esse texto de descrição está escrito em algum livro?

    ResponderExcluir
  21. Alguém sabe mim dizer , se o quadro original é feito em uma tela só que de papel ? Ou em tela de pano ? Irei agradecer.

    ResponderExcluir
  22. essa definição está um pouco incorreta, ela também quer dizer que é um "homem que come gente", igual a definição do movimento antropofágico. sendo assim, ele é um canibal que não come o homem em si, mas sim suas idéias.

    ResponderExcluir
  23. o pelomenos ele ez alguma coisa e vc nao fez nada

    ResponderExcluir
  24. Eu queria saber, se as cores dessa obra, são quentes, ou frias?

    ResponderExcluir
  25. Os pés são gigantescos. O que eles expressam?

    ResponderExcluir