quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, de Piet Mondrian

"Composição com Vermelho, Amarelo e Azul", de Piet Mondrian - 1921


Descrição da imagem:

Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, é um  óleo sobre tela, que mede 59,5 x 59,5 centímetros e pertence ao Haags  Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, localizado em Haia, na Holanda.
 Atela, um quadrado perfeito, exibe um cruzamento de linhas, em ângulos retos, na vertical e horizontal, que formam compartimentos assimétricos.
Dos oito compartimentos formados pelas linhas negras, cinco são variações de luz. Nos dois extremos da variação do quadro, um retângulo (em altura) vermelho e outro (em largura) azul. Vermelho (quente), azul (frio) são os registros das variações (brancos quentes e frios) que culminam no retângulo (em altura) amarelo, a zona mais luminosa do quadro. Sem as linhas pretas as cores se tocariam, influenciando umas nas outras. Não deve existir uma relação de força e sim relações métricas proporcionais.




Pieter Cornelis Mondrian (1872-1944), artista plástico, holandês, fundador do "Neoplasticismo", movimento que se organiza em torno da necessidade de clareza, certeza e ordem.  Tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos.


O estilo artístico de Mondrian se caracteriza pelo trabalho com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares nas cores primárias: vermelho, azul, branco, preto e amarelo, que Mondrian considerava como as cores elementares do Universo.
A aplicação de suas teorias conduziu Mondrian a realizar obras como Composição em vermelho, amarelo e azul (1921), na qual a pintura, composta unicamente por algumas linhas e blocos de cores bem equilibrados, cria um efeito monumental apesar da escassez de meios, propositalmente limitados, que emprega.


Essa fase de sua obra, a mais popularmente difundida, se caracteriza por pinturas cujas estruturas são definidas por linhas pretas ortogonais (o uso de diagonais induziria a percepção a ver profundidade na tela e motivou o rompimento de sua amizade com Theo Van Doesburg). Essas linhas definem espaços que se relacionam de diferentes modos com os limites da pintura, e que podem ou não serem preenchidos com uma cor primária: amarelo, azul e vermelho, decisão que mostra sua estreita relação com as teorias estéticas da Bauhaus e da Escola de Ulm, e que definem pesos visuais diferentes para esses espaços. Os blocos de cor, pintados de modo fosco e distribuídos assimetricamente, reforçam a idéia de um movimento
superficial que se estende perpetuamente, indicando que o pintor investia na percepção de sua obra como uma abstração materialista e sem profundidade, criticando a pintura histórica enquanto produzia uma abstração racionalista, espiritualista e sobretudo concreta do mundo.


Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade que a apropriam como design, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.

19 comentários:

  1. olá! Adorei o texto. Mas gostaria muito se descrevesse tambem outras composiçoesdo quadro mondrean? bj

    ResponderExcluir
  2. Qual foi a Tecnica que ele usou para Pintar??

    ResponderExcluir
  3. Qual foi a Tecnica que ele usou para Pintar??

    ResponderExcluir
  4. qual a técnica que ele usou para pintar?

    ResponderExcluir
  5. kkkkk Precisa de técnica pra pintar isso? Qualquer criança de 10 anos faz igual, é so alguns quadrados pintados com cores primárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aham ....voce ja faria isso por que ja existe né querido , vai estudar antes de falar qualquer merda!

      Excluir
    2. Va se ferra sabe d nada qualquer criança fax isso facin

      Excluir
  6. TENHO AMIGOS COM UMA CERTA CULTURAS QUE PENSAM ASSIM,QUE QUALQUER CRIANÇA FARIA.EU PESSOALMENTE JA VI UM QUADRO DELE NA ESTAÇAO PINACOTECA EM SAMPA.FIQUEI MUITO TEMPO OLHANDO E TENTANDO ENTENDER A OBRA. E ACHEI QUE AS VEZES ME PARECIA UM VITRAL. AINDA NAO DEU O CLIC E POR ISTO FICO UM POUCO FRUSTRADO. UMA HORA VAI ACONTECER.

    ResponderExcluir
  7. TENHO AMIGOS COM UMA CERTA CULTURAS QUE PENSAM ASSIM,QUE QUALQUER CRIANÇA FARIA.EU PESSOALMENTE JA VI UM QUADRO DELE NA ESTAÇAO PINACOTECA EM SAMPA.FIQUEI MUITO TEMPO OLHANDO E TENTANDO ENTENDER A OBRA. E ACHEI QUE AS VEZES ME PARECIA UM VITRAL. AINDA NAO DEU O CLIC E POR ISTO FICO UM POUCO FRUSTRADO. UMA HORA VAI ACONTECER.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. A essência da pintura, Mondrian buscava sempre a essência das coisas

      Excluir
  9. qual é o movimento artístico dessa obra?

    ResponderExcluir
  10. Qual as características de técnica e de cor desta obra?
    Obrigado

    ResponderExcluir