quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Exposição Arte Descrita



Caríssimos amigos,

Convido à todos para visitarem, no link abaixo, a Exposição Arte Descrita, que tive a oportunidade de montar para o site da Associação Midiace, e que objetiva incentivar o acesso à arte, de uma forma inclusiva, através da áudio-descrição. A exposição contempla doze obras emblemáticas, de artistas consagrados, da História das Artes Visuais. Apreciem, comentem, divulguem! Abraço a todos!


Confira abaixo o release da exposição:


Esta áudio-descrição tornou acessíveis, algumas imagens de obras consagradas, da história das artes visuais, que fazem parte do acervo do blog artedescrita.blogspot.com, do professor e pesquisador, Thiago Cerejeira, que em 2011, deu início, ao projeto deste espaço virtual inclusivo, dedicado à arte e à acessibilidade.

O Blog é um espaço que permite a análise e tradução  visual, de diversas formas de manifestações artísticas inerentes às Artes Visuais, Cênicas, Arquitetura, Música, Moda e Design. O objetivo é oferecer à pessoas com deficiência visual, e a todos os apreciadores de arte e cultura a oportunidade de, através da áudio-descrição, interagir entre si, expondo suas críticas e opiniões.

A áudio-descrição da exposição Arte Descrita, é uma iniciativa do Blog Arte Descrita em parceria com a Associação Midiace. As obras áudio-descritas, são de períodos e  movimentos artísticos distintos, e procuraram contemplar, estilos diversificados. O roteiro é assinado por Thiago Cerejeira, e  revisado por Jacqueline Cerejeira. A a narração foi produzida, através de recurso de voz sintetizada.

O autor, Thiago Cerejeira, é Arte-educador, Professor e Pesquisador de Moda e Design, e decidiu se dedicar ao  estudo da áudio-descrição, após ter adquirido deficiência visual, considerada como baixa visão, em  2010. Importante ressaltar que, o autor desenvolve este trabalho, de forma experimental, e que não possui formação específica nesta área.  ,  tendo constituído, seu processo de aprendizagem, basicamente por prática  autodidata, e através da participação, no grupo de discussão  "Áudio-descrição em estudo", coordenado pelo professor Francisco Lima, do CEI -  Centro de Estudos Inclusivos, da UFPE.

A exposição, contempla doze imagens de obras emblemáticas, que vão desde a Arte Egípcia, passando pelo Renascimento, até a Contemporaneidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário